O QUE É ECOTURISMO?

O QUE É ECOTURISMO?

Mas afinal, o que é ecoturismo?

Também chamado de turismo ecológico, o conceito de ecoturismo esta associado a atividade turística que utiliza o ambiente natural e cultural de forma sustentável, promovendo a conservação e construindo uma conscientização ambiental, ao mesmo tempo que promove o bem estar da população local. 

É um tipo de turismo que sempre ocorre no meio ambiente natural, preservando a integridade de seus ecossistemas, promovendo a conservação da natureza, da cultura e da sociedade local. 

O objetivo principal é oferecer aos visitantes experiências incríveis em contato direto com a natureza e a cultura, sem que esse meio ambiente e os seres vivos sejam prejudicados. Essa atividade turística também esta diretamente associada a educação ambiental. 

Por isso é muito comum que os guias, condutores e monitores abordem temas educativos sobre a importância de se preservar o ambiente e as comunidades locais, gerando assim a conscientização ambiental. 

 

Segundo informações obtidas pelo Ministério do Turismo, o turismo ecológico no Brasil teve inicio na década de 1970, quando se começou a ser discutido sobre a importância da conservação ambiental durante as atividades turísticas. Até então, o turismo de massa era visto como responsável por agredir e degradar a paisagem natural e cultural do país. 

Então, após movimentos ambientalistas em conferencias sobre o turismo, em 1980 passou a ser discutido a importância de usufruir do ambiente natural sem agredi-lo, preservado seus ecossistemas. 

Em 1985 a EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) iniciou o ''Projeto Turismo Ecológico``, que dois anos depois constituiu conjuntamente ao IBAMA.

Somente em 1992, na Conferencia da Nações Unidas para o Meio Ambiente -ECO 92, realizado no Rio de Janeiro/RJ, que o ecoturismo ganhou visibilidade e se iniciou esse mercado, virando tendencia turística que cresce exponencialmente até hoje.  

Em 1995 foi criado o Instituto Brasileiro de Ecoturismo - IBE.

A prática do ecoturismo traz diversos benefícios, tanto para seus praticantes, quanto para o meio ambiente e comunidades locais. São eles:

  • conservação da natureza: ao incentivar proteção de áreas naturais e a preservação da biodiversidade, promove o cuidado. Além disso, a receita gerada pelo ecoturismo pode ajudar a financiar projetos de conservação;
  • conscientização ambiental: o ecoturismo pode ser uma oportunidade para educar os visitantes sobre a importância da preservação do meio ambiente, incentivando-os a adotar práticas sustentáveis em suas vidas cotidianas.
  • promoção da cultura local: o ecoturismo pode contribuir para a preservação da cultura local, por meio da valorização das tradições, da arte e da gastronomia da comunidade;
  • desenvolvimento econômico: o ecoturismo pode gerar receita e empregos para as comunidades locais, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável;
  • saúde e bem-estar: também pode ser benéfica ao oferecer atividades físicas em contato com a natureza, reduzindo o estresse e melhorando a qualidade de vida.

 

Login

Ainda não tem cadastro? Cadastrar

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

Recuperação de senha

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.